Total de visualizações de página

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

ॐ BiO-AvEnTuRa ॐ - Catação em Saguis (Callithrix)

 
Fonte: Ferraz, S. F. - Catação
http://www.youtube.com/watch?v=yORFZelVT9A 

Os sagüis (Calitriquídeos) são primatas neotropicais e pertencentes à família Callitrichidae, a qual apresenta uma organização social que favorece a manutenção de um sistema cooperativo de cuidado à prole.






     
Foto: Fausto Silva Ferraz, pesquisa de campo, 2011 - Viçosa, MG.
Mico-estrela (Callithrix penicillata no comportamento de Catação)
 
Krebs e Davies (1996) argumentam que, nos mamíferos, o comprometimento das fêmeas com a gestação e a amamentação as predispõem a um maior cuidado parental quando comparadas com os machos. Para o sagüi, essa demanda no cuidado a prole leva as fêmeas à dependência de estrutura ambiental adequada e da colaboração do parceiro sexual. Nesse contexto, o comportamento de catação social entre o par reprodutor torna-se um elemento importante para a condução de estratégias pelos indivíduos no sentido de suprir as suas necessidades e alcançar o sucesso reprodutivo.

Segundo Lindburg (1973), a catação social entre primatas é provavelmente o principal comportamento afiliativo na ligação entre os adultos dentro de um grupo. No sagüi, é uma atividade que desempenha um importante papel na formação e manutenção da ligação do par reprodutor, sendo mais freqüente entre eles, do que em relação aos outros indivíduos do grupo, exercendo ainda, uma função de investimento parental, em que o macho participa, juntamente com a fêmea, como agente ativo do processo (Digby & Barreto, 1993).

Nenhum comentário:

Postar um comentário